sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Escola Vai ao Bosque: Aula de Campo Nos Trilhos pedagógicos da Serra da Boa Viagem

Na 2ª Feira, dia 22 de Novembro as turmas envolvidas neste projecto deslocaram-se à Serra da Boa Viagem tal como estava programado. Depois do temporal do fim-de-semana, o dia amanheceu cheio de sol o que contribuiu para o êxito da actividade.
Vejamos o que nos contam sobre ela os alunos do 4º ano:

Hoje de manhã, saímos da escola ás 9.15 h e fomos no autocarro da Câmara  Municipal até a Serra da Boa Viagem.
Depois de lá chegarmos e andarmos um bocado, sentamo-nos ao pé de um carvalho. Primeiro fizemos silêncio, fechámos os olhos e  escutámos os sons da natureza. Escutámos com atenção um dialogo entre pássaros de um lado para o outro do bosque. Também ouvimos abelhas, moscas, o vento e o barulho do mar ao longe.
Ainda sentados, observámos à nossa volta a manta morta (que é o conjunto de folhas caídas das árvores), uma planta chamada hera, a salsaparrilha e uma planta que se pegava a nós chamada amor-de-hortelão.
Depois a professora Maria da Luz chamou a atenção para as características da árvore que estava ao pé de nós. Mostrou as folhas amarelas e o bugalho que parece mas não é um fruto. Depois ensinou os nomes das plantas que encontramos naquele sítio e disse que tarefas tínhamos que fazer pelo caminho.
Levantámo-nos, andámos um bocado pela Serra a apreciar as características do Outono e encontramos muitas mais coisas como, um medronheiro florido, lesmas, pinhas roídas, caracoletas, cogumelos vermelhos, uma minhoca uma toca de um coelho  ou de outro animal e vimos também uma pegada. Tínhamos levado gesso para fazer o molde das pegadas, mas a que encontrámos não dava para isso porque era pouco profunda. Tirámos-lhe uma fotografia para depois a podermos identificar.
Vimos umas flores desta estação, muito bonitas que até ficamos espantados: chamavam-se Crocos e os seus estames servem para produzir o Açafrão.
Por azar, quase no fim do trilho começou a chover e tivemos que acelerar o passo e ir para o autocarro da  Câmara Municipal, que nos trouxe de volta até à escola.
Quando chegámos era quase meio dia.
Antes do almoço, os meninos do 1º ano passaram para um “terrário” alguns dos materiais e seres vivos recolhidos durante a visita, para ser colocado na nossa exposição e apreciado por todos.

As “vedetas do “terrário” foram sem dúvida a lesma e o caracol que se foram banqueteando com os cogumelos durante o resto da semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário